Web Novels Brasil (Desativado)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Starlight
Starlight
Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/10/2019

[Visão do Autor: Starlight] – Iniciando a jornada na escrita (1): diferenças entre "contar" e "mostrar" Empty [Visão do Autor: Starlight] – Iniciando a jornada na escrita (1): diferenças entre "contar" e "mostrar"

Dom Out 27, 2019 9:27 am
Yoo, pessoal. Starlight aqui e, neste tópico, vou compilar algumas dicas retiradas de livros e blogs, aliadas a um pouco da minha experiência de como criar um texto literário. Espero que gostem do conteúdo.


Nesta primeira parte, vamos entender a diferença entre “contar” e “mostrar”, uma das questões mais básicas e primordiais para um escritor iniciante.

Antes de mais nada, é preciso saber que existem dois jeitos diferentes de se transmitir informação numa narração. Isto é, “contar” e “mostrar”.

A ideia por trás de cada mecanismo é bem simples. Vamos supor que o escritor deseje informar o leitor de que seu personagem, Luís, está com raiva. Note que ele pode fazê-lo de dois modos.

O primeiro deles é simplesmente dizer: “Luís ficou enraivecido.”

E o segundo seria: “O rosto de Luís avermelhou-se, quase sem fôlego. Deu um berro e mandou todo mundo na sala ir para o quinto dos infernos."

Outro exemplo. Vamos imaginar que o escritor queira dizer que um determinado personagem, Mário, trabalhe como médico.

"Mário é um médico muito esforçado, que trabalha no hospital São Pedro." (Contar)

"Mário chegou ao hospital São Pedro no começo da madrugada, cinco horas antes de seu turno começar. Vestiu seu jaleco, pegou o estetoscópio na bancada e sentou-se em frente à sala do clínico geral. Com isso, estava pronto para ajudar as pessoas." (Mostrar)

No primeiro exemplo, é nos dito que Mário é um médico esforçado, enquanto no segundo, nós podemos inferir isso sem que o autor nos conte diretamente.
Qual a maior diferença entre os dois jeitos?

Quando o escritor nos “conta” algo, temos informações diretas. Não há margem para a imaginação: isso é isso, e aquilo é aquilo. Ponto final.
Agora, quando o escritor “mostra” uma informação, nesse caso, é como se o narrador estivesse andando entre os personagens, transmitindo tudo que ele vê. É criada uma imersão, como se o leitor o acompanhasse.

Por isso, quando se “mostra”, temos um texto verdadeiramente literário: aquele que envolve o leitor, cujo objetivo não é somente passar informação como num jornal. É possível visualizar e ser estimulado a adentrar num outro mundo.

Podemos tirar algumas conclusões em relação aos dois métodos:
1. Se o objetivo for rapidez/ser sucinto ou simplesmente transmitir informação, então o mecanismo a se usar é “contar”.
2. Se é desejada imersão, então o mecanismo a se usar é “mostrar”.
3. “Contar” envolve pouca ou nenhuma elaboração de cena e não estimula a curiosidade, nem a imaginação do leitor.
4. “Mostrar” envolve construir cenário, moldura e ação, responsáveis por produzir uma percepção no leitor.

Assim, na maior parte do tempo da criação de um texto literário, o objetivo será “mostrar”. Pode-se dizer que escrever é a arte de “mostrar” coisas ao leitor usando palavras.

Desse modo, “MOSTRE, NÃO CONTE”.

Mas cuidado! Essa regra não deve ser seguida ao pé da letra. Talvez, nem devesse ser chamada de regra, apesar de ser uma concepção fundamental para quem está começando ou quer escrever. Se essa regra for seguida a todo momento, no início, poderá ocorrer um problema com o texto, chamado de “overwriting”, que envolve linhas e linhas de descrição infinitas, personagens voando de um lugar para o outro sem parar, diálogos excessivos sem sequer uma quebra etc. Mais chato e cansativo que ler um texto com esse problema é ler um texto jornalístico disfarçado de literário. Ou seja, onde só há exposição.


Sobre “mostrar e contar”, é isso! Ainda vou criar alguns textos sobre os principais erros de um escritor aspirante e espero que eles o ajudem muito nessa jornada. Até a próxima!

Yuichi, Eddwolf, ViniTad, Capivara de Saia, Ramp725, babaluffff, Algorithm e outros gostam desta mensagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos